Se manter focado em uma tarefa importante é vital para o seu sucesso. Porém, permanecer nesse estado de atenção não é tão fácil quanto parece. Na verdade, é bem difícil.

Por outro lado, nosso resultado vem da dedicação que conseguimos dar às nossas tarefas e, especialmente, da capacidade de manter o eixo sempre que precisamos.

É claro que todo vestibulando quer ser o mais focado possível, não é mesmo? Por isso, separamos seis dicas que irão te ajudar a manter a sua concentração na hora dos estudos:

1. Diga não!

É preciso ser sincero com você mesmo e ser claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Com o seu objetivo traçado, defina as atividades que você irá realizar e coloque em sua lista de tarefas. Lembre-se que o tempo é o seu bem mais precioso.

Esqueça os afazeres que não são úteis na trajetória até o seu objetivo e saiba dizer ‘não’ a eles. Para isso, é essencial saber identificar o que não faz parte de suas prioridades. Ter foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo.

Desligar o celular e as notificações de todos os seus dispositivos pode te ajudar. Caso se sinta tentado a olhar seu telefone a todo momento, desligue a internet ou coloque-o em modo avião.

Abrir mão das atividades que não são importantes para conquistar seu objetivo é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer.

2. Crie um ambiente favorável

Escolha um ambiente confortável para estudar. A luz e a ventilação são itens importantes, bem como a mesa e a cadeira onde você estará sentado. Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Por isso, a escolha e a organização do seu espaço de estudo são imprescindíveis para você não perder a concentração.

Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer suas tarefas mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir. Um plano de estudos (link do post plano de estudos) é muito importante, ele te ajudará a organizar as suas atividades.

3. Tenha disciplina

Mesmo que você se considere uma pessoa multitarefa e consiga estudar ao mesmo tempo em que assiste televisão, por exemplo, tenha cuidado. Normalmente, o estudo perde a qualidade.

Procure desenvolver a disciplina de fazer uma coisa de cada vez. Você irá estudar mais rápido, com mais eficiência e qualidade.

4. Não force seus limites

Forçar seus limites, além de aumentar o estresse, compromete a qualidade dos estudos. Identifique quais são os seus limites, como o horário máximo em que você consegue se manter concentrado ou quanto tempo você pode levar sem uma pausa. Lembre-se; não adiantar estudar madrugadas inteiras se você estiver cansado e não absorver os conteúdos. Defina uma rotina regular e tenha uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo.

5. Pratique atividade física

Praticar uma atividade física pode fazer um bem inacreditável para a qualidade e eficiência do seu estudo. Os exercícios físicos estimulam seu cérebro e aumentam a capacidade da memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas.

Escolha uma atividade que seja do seu gosto e movimente-se!

6. Pense positivo!

Pode parecer uma bobagem, mas não é! Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter o foco.

Visualizar o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados, pode ser um bom começo. Pense em como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas. Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas?  Imagine-se superando os obstáculos e as manobras que precisa para conseguir isso. Mantenha sua energia pra cima.

Agora é com você! Aproveite as nossas dicas, desenvolva o seu ritmo de estudo e tenha um ano organizado e tranquilo. Com certeza o seu resultado será positivo e a sua caminhada prazerosa!